Carregando..

Como surgiu o portão mais rápido do mundo?

Conheça o CEO da Zelo.

Entrevistamos o CEO da Zelo Protege, João Bernardo Costa para saber um pouco da sua história e como surgiu a ideia de criar um portão que abre e fecha em apenas meio segundo ou o portão mais rápido do mundo.

Formado em Publicidade e Propaganda, João atua na empresa desde o ano de 2014 como Diretor Comercial e de Finanças. Na entrevista ele fala sobre a estrutura e os benefícios do Smart Gate.

Entenda tudo sobre a maior inovação do setor de segurança dos últimos 50 anos.

 

         1.COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR O PORTÃO MAIS RÁPIDO DO MUNDO?

J.B:  Bem, na verdade a ideia foi do Leonardo Tanus. Em 2012 o Leonardo observou que os portões convencionais eram bastante lentos, possibilitando que pessoas não autorizadas entrassem nas residências durante esse processo de abertura e fechamento do portão de garagem. Sendo assim, foi aí que ele viu a necessidade de criar um portão que fosse rápido. A partir disso, ele desenvolveu um kit de automação para portões convencionais, porém rápido.

Após vários estudos realizados, foi constatado que esse tipo de portão poderia acarretar vários problemas, como, empenar o portão e seu trilho também poderia vir a empenar não suportando tamanha velocidade. Leonardo também tomou consciência de que em um eventual erro de operação o portão poderia fechar em cima do carro ou até mesmo causando danos maiores colocando a vida de pessoas em risco.

 

         2. EM QUE MOMENTO VOCÊS PERCEBERAM QUE O PROJETO PODERIA DAR CERTO?

J.B:  Quando nós iniciamos as pesquisas. Nós vimos que 90% dos assaltos acontecem pelo portão da frente.

 

READ  DO ALUGUEL UMA MINA DE OURO

         3.ATUALMENTE O SMART GATE É CONSIDERADO O PORTÃO MAIS RÁPIDO DO MUNDO. COMO FOI O PROCESSO ATÉ CHEGAREM A ESSE RESULTADO?

J.B:  Desde 2014 foram feitos diversos protótipos. Sendo assim, listamos nossas maiores dificuldades, e uma delas era como colocar maior velocidade em um portão sem que ele oferecesse algum tipo de perigo. Se nós colocarmos um motor de fusca, por exemplo, em um portão comum, é possível que ele opere em meio segundo de abertura e fechamento. Mas enfrentaríamos problemas, pois o portão comum precisaria ser de ferro, alumínio, aço ou vidro, para ser tão forte quanto o muro que foi construído de alvenaria.

A combinação de velocidade com o material de um portão comum certamente iria oferecer grandes riscos aos moradores. Feita essa observação o Leonardo descobriu que teria que ser feito um portão auxiliar paralelo ao portão principal, feito com um material mais leve e resistente, eliminando riscos de acidente e atuando de maneira rápida conforme a ideia principal.   

 

         4.PODE SE DIZER QUE O SMART GATE É RESISTENTE CONTRA IMPACTOS E CORTES?

J.B: Sim, o Smart Gate é resistente devido a sua tela ser híbrida. Feita de fibra de vidro e cordoalhas de aço. A fibra de vidro é resistente a impactos e a cordoalhas de aço é resistente a cortes.

 

         5.O PORTÃO REPRESENTA UM RISCO SE FECHAR EM CIMA DE UM CARRO OU ATÉ MESMO  ATINGINDO UMA PESSOA?

J.B:. Um portão comum sim, o Smart Gate não. Porque um portão comum pesa cerca de 100 a 400 kg e é feito de materiais como aço, ferro ou vidro, o que comprometerá a segurança se fechado com maior velocidade. Já o Smart Gate pesa aproximadamente de 5 a 15 kg, além de ser leve é colocado nas extremidades das cordoalhas de aço horizontais, molas de tração que proporcionam elasticidade para que caso ocorra um eventual erro de operação não danifique o veículo ou cause algum tipo de acidente fatal.

 

READ  SMART GATE

         6.O QUE PODE SE ESPERAR DA TECNOLOGIA SMART GATE?

J.B: Com toda certeza é uma tecnologia que só tem a melhorar. Porque Já temos acrescentado acessórios e atualmente temos dois modelos de Smart Gate, o de alto fluxo e baixo fluxo. Além disso, temos opções com LED e sem LED. A Zelo já possui projetos para a implantação de outros acessórios. Para que possamos oferecer um produto completo e inovador para garantir a segurança de nossos clientes.

Como surgiu o portão mais rápido do mundo? João Bernardo Costa CEO da Zelo Protege responde!